Fibromialgia: Sintomas e Tratamento

Fibromialgia: Sintomas e Tratamento

 O que é Fibromialgia?

Também conhecida como síndrome fibromiálgica, a fibromialgia é caracterizada por um transtorno que causa muitas dores por todo o corpo e por períodos longos. São dores difusas principalmente nas articulações, peito, barriga e costas, ocorrendo uma maior sensibilidade nas articulações, músculos, tecidos moles e tendões. Há uma ocorrência maior em mulheres entre 30 e 60 anos mas pode surgir em qualquer faixa etária. Uma característica importante da fibromialgia é o fato de não trazer alterações nos exames, se manifestando apenas através dos sintomas.

Médico Reumatologista em Florianópolis: Dr. Marcus de Luca Maciel esclarecendo o que é Fibromialgia
Médico Reumatologista em Florianópolis: Dr. Marcus de Luca Maciel esclarecendo o que é Fibromialgia

 O que causa a Fibromialgia

As causas da Fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários indicadores sendo estudados. A predisposição genética, por exemplo, é um sinal de alerta pois há muitos registros de casos entre membros da mesma família. Também pode ser desencadeada após um trauma, sendo este físico ou emocional.

A associação com outras doenças que também causam sintomas mas não apresentam alterações nos exames é outro ponto de alerta. Informe o seu médico se há diagnóstico ou suspeita de enxaqueca, depressão, síndrome do intestino irritável (SII), dispepsia funcional (dor de estômago sem causa aparente) ou se possui sintomas ainda não diagnosticados.

Principais sintomas da Fibromialgia

Além do sintoma principal, dor generalizada que pode ter duração de meses ou até anos, os outros sintomas da fibromialgia podem variar de acordo com cada paciente. As dores generalizadas podendo ocorrer na coluna, pescoço, ombros, cotovelos, nádegas, joelhos, quadris, e em qualquer outro lugar do corpo. É comum durante a consulta doer em todos os lugares em que o médico aperta para examinar.

De modo geral os pacientes costumam se queixar de dores de cabeça, alterações de humor, ansiedade, quadros depressivos, cansaço (fadiga), distúrbios do sono, como insônia e síndrome das pernas inquietas, dificuldades cognitivas como, por exemplo, memória ruim, dificuldade de concentração e de foco.

Quando procurar um médico reumatologista para tratar Fibromialgia

Ao sentir dores no corpo, principalmente por períodos prolongados e sem relação com trauma (pancada, torção), sendo nos ossos, músculos ou nas articulações o paciente deve procurar o médico reumatologista. É recomendado que o paciente apresente o seu histórico médico, últimos exames e se está tomando alguma medicação. O médico irá questionar quando os sintomas começaram a aparecer, se eles melhoram ou pioram após alguma medicação, quais as áreas afetadas e se a dor está impossibilitando o paciente de realizar suas atividades diárias.

Diagnóstico e Tratamento de Fibromialgia

O diagnóstico é feito clinicamente. O médico pode solicitar exames para descartar outras doenças. O tratamento pode envolver fisioterapia, atividade física, terapia, dieta, acupuntura, analgésicos, antidepressivos ou anticonvulsivantes que agem no cérebro diminuindo a sensação de dor.

É importante destacar que os remédios prescritos, embora possam ser antidepressivos ou anticonvulsivantes, não são para tratar depressão ou convulsão, mas sim para diminuir a dor. Dito isso, vale repetir que o tratamento se baseia em alguns pilares: Atividade física, cuidado/higiêne do sono, controle de fatores emocionais, medicação.

Ressaltamos sempre a importância de não realizar automedicação, pois o tratamento varia de acordo com cada caso e o médico reumatologista é o profissional habilitado para indicar a melhor forma de controlar a fibromialgia.

 Tratamento para fibromialgia em Florianópolis

Para diagnóstico e tratamento de Fibromialgia em Santa Catarina, procure um médico Reumatologista.

Dr. Marcus de Luca Maciel atende em Florianópolis no Centro catarinense de Imunoterapia e também no Baía Sul Medical Center. Agende sua consulta através dos telefones (48) 3225 – 0070 / (48) 3222-1798.

Saiba Mais: Fibromialgia é uma doença de verdade