Qual o médico que trata artrite e artrose

Qual o médico que trata artrite e artrose

Qual o médico que trata artrite e artrose?

O diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas, incluindo artrite e artrose é realizado pelo médico especialista em reumatologia, o reumatologista. De acordo com o caso de cada paciente pode ser necessário o encaminhamento para outras especialidades, como ortopedista, oftalmologista e fisioterapeuta. É importante que o paciente não se automedique e siga sempre as orientações do médico reumatologista que está o assistindo.

 Diferença entre artrite e artrose

A artrite e artrose são doenças distintas, com causas, sintomas e tratamentos diferentes, mas que frequentemente são confundidas pelos pacientes como uma única doença.

A artrose, conhecida também por osteoartrite, se caracteriza por uma degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é tecido flexível e amortecedor que protege as articulações e ossos. Já artrite é nome utilizado para descrever o processo inflamatório das articulações, podendo ter associação com outras doenças. Resumindo de forma simples: Se a articulação está inflamada, está ocorrendo artrite, se está degenerando, é artrose, sendo possível ter artrite e artrose ao mesmo tempo.

 Sintomas de artrite e artrose

A artrite, por ser uma inflamação, pode gerar dor, calor, dificuldade de movimentação (rigidez), vermelhidão, inchaço e diminuição da amplitude de movimento. Pode se manifestar nos pacientes que possuem lúpus, gota, artrite reumatóide e outras doenças reumatológicas.

No caso da artrose, o sintoma mais comum é a que acomete em geral uma ou mais destas articulações: mãos, pescoço, lombar, joelhos e quadris, sendo também comum a deformidade da articulação, mancar ao andar, inchaço nos dedos e dores relacionadas ao clima. Como os sintomas são parecidos, o diagnóstico do médico reumatologista é essencial

Causas da artrite e artrose

Existem vários fatores que podem causar artrite ou artrose. Destacamos a predisposição genética, excesso de peso, diabetes, hipotireoidismo, lesões, estado hormonal (pré ou pós-menopausa), infecções e também ter outros problemas de saúde relacionados ao sistema imunológico.

Também há o desgaste natural causado pelo envelhecimento da articulação, como se ela fosse se desgastando ao longo dos anos e os ossos começassem a entrar em contato direto um com o outro, ocasionando lesão.

 Diagnóstico e Tratamento de artrite e artrose

Tanto a artrite quanto a artrose não possuem cura, mas o tratamento médico aliado e mudanças de hábitos são capazes de garantir a qualidade de vida do paciente.

O médico que está acompanhando o caso irá indicar o melhor tratamento para cada paciente, que pode englobar fisioterapia, mudanças de hábitos de vida, exercícios físicos, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e em alguns casos a intervenção cirúrgica será indicada.

 Tratamento para artrite e artrose em Florianópolis

Dr. Marcus de Luca Maciel atua como reumatologista em Florianópolis. Agende sua consulta hoje mesmo e invista na sua qualidade de vida.

Telefone de atendimento (48) 3225 – 0070 / (48) 3222-1798