Osteoporose: Causas e Tratamento

Osteoporose: Causas e Tratamento

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que ocasiona a perda de massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem cada vez mais fracos e frágeis e com diminuição da absorção de minerais e de cálcio, aumentando a chance de fraturas mesmo sem impacto importante. Pode ser diagnosticada através do exame de Densitometria Óssea, quando a Densidade Mineral Óssea (DMO) está diminuída.

É predominante em mulheres, sendo um dos maiores problemas mundiais de saúde. Apesar de atingir mais mulheres, os homens também estão propensos a desenvolver osteoporose. Em qualquer dos casos, é importante destacar que Osteoporose é uma doença que pode ser prevenida e tratada de maneira efetiva, evitando os males associados a seu desenvolvimento.

Quais os sintomas da osteoporose?

A osteoporose é considerada uma doença silenciosa, que por evoluir sem sintomas, acaba sendo descoberta em uma fase mais avançada. Por isso é importante realizar o acompanhamento anual com o médico reumatologista para verificar a densidade óssea.

Muitos pacientes possuem dores difusas e associam a um possível diagnóstico de osteoporose, mas a osteoporose só causa dor se tiver fratura, se não houver fratura óssea, as dores provavelmente tem outra causa.

Quais os principais fatores de risco da osteoporose?

  • Mulheres acima de 50 anos e/ou que estejam na menopausa
  • Histórico familiar
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Pessoas com baixo índice de Vitamina D e Cálcio
  • Alcoolismo
  • Magreza Excessiva
  • Doenças reumáticas
  • Doença celíaca
  • Uso de medicações: corticóides, antiepiléticos, oncológicos, outras;

É importante ressaltar que o médico é o único profissional apto para identificar se o paciente está dentro do grupo de risco.

Diagnóstico e Tratamento de Osteoporose

Por não apresentar sintomas perceptíveis, a osteoporose costuma ser identificada somente após a primeira fratura, geralmente ocasionada por uma queda. Para fazer o diagnóstico antes de acontecer uma fratura, é realizado o exame de densitometria óssea, que irá medir a densidade mineral do osso, identificado o risco do paciente ter fraturas e também a necessidade de tratamento.

Mulheres na pós menopausa e qualquer pessoa com fator de risco (tanto mulheres idade reprodutiva, quanto homens) devem realizar este exame com regularidade. O médico pode solicitar outros exames para verificar causas secundárias e também dosagem de alguns hormônios.

O tratamento adequado será prescrito pelo médico, com o objetivo de evitar quedas, ganhar massa óssea e prevenir fraturas. A doença não será eliminada, mas o tratamento adequado irá auxiliar na qualidade de vida do paciente.

Há também o tratamento preventivo, trabalhando a ingestão de cálcio diária necessária para o bom funcionamento do metabolismo humano, prática de atividade física, exposição moderada ao sol, alimentação balanceada e terapia hormonal.

 Tratamento para Osteoporose em Florianópolis

O reumatologista é o médico especialista indicado para realizar o diagnóstico e tratamento adequado de osteoporose e outras doenças reumáticas e autoimunes. Em Florianópolis o Dr. Marcus de Luca Maciel atende no Baía Sul Medical Center e no Centro Catarinense de Imunoterapia. Agende sua consulta e cuide da sua saúde.

Telefones:  (48) 3225 – 0070 / (48) 3222-1798