Quando procurar um reumatologista

Quando procurar um reumatologista

O que o médico reumatologista faz?

O médico reumatologista é o profissional especializado em realizar o diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas também conhecidas popularmente por “reumatismo”, ou seja, aquelas que afetam o tecido conjuntivo, músculo-esquelético, articulações e doenças autoimunes.

Antes de ser um reumatologista é especialista em clínica médica, podendo inclusive ser o clínico geral do paciente, pois a reumatologia engloba o tratamento de doenças que afetam vários órgãos.

 Quando procurar um reumatologista

O paciente deve procurar um médico reumatologista ao sentir sintomas de dores nas articulações (quadril, joelho, pé, entre outras), juntas, músculos e ossos, principalmente quando a dor não ocorre após contusão e persiste por longos períodos, como por exemplo, dor nas costas por vários meses seguidos. É preciso ficar atento a alterações nas articulações, como edemas, vermelhidão, rigidez e outras alterações.

As doenças reumáticas também podem apresentar como queda de cabelo, febre, lesões de pele, aftas orais ou genitais, entre outros sintomas em diversos órgãos, por isso é comum o paciente receber encaminhamento de outros especialistas. No caso das mulheres acima de 50 anos, é importante consultar um reumatologista pois o índice de surgimento de osteoporose aumenta muito nessa faixa etária.

 Reumatologista ou ortopedista?

Uma dúvida comum entre os pacientes que estão com algum problema relacionado à ossos e articulações é se devem procurar um médico ortopedista ou reumatologista. É comum que esses dois profissionais trabalhem juntos para realizar o tratamento de determinados casos, como por exemplo no caso de avaliação para uma cirurgia.

No entanto, o paciente deve procurar o ortopedista quando o tratamento for destinado a fraturas, luxações, quedas, lesões decorrentes de práticas esportivas e traumas. Já o reumatologista é o especialista indicado para os problemas inflamatórios que acometem articulações, além de doenças autoimunes como por exemplo a artrite reumatóide e também outras doenças como a fibromialgia.

 Quais as doenças tratadas pelo médico reumatologista

Existem mais de cem tipos de doenças reumáticas, porém as mais comuns são:

  • Fibromialgia
  • Gota
  • Osteoporose
  • Artrite Psoriásica
  • Artrite Reumatóide
  • Bursite
  • Vasculite
  • Osteoartrite (artrose)
  • Lupus Eritematoso Sistêmico
  • Tendinite

No site da Sociedade Brasileira de Reumatologia é possível conferir as principais doenças e seus sintomas.

 O que saber antes de se consultar com um reumatologista

Para facilitar o diagnóstico, é recomendável que o paciente vá com uma roupa confortável que permita que o médico examine todas as articulações, incluindo quadris e joelhos, com facilidade. Também é indicado que o paciente apresente uma lista com os sintomas que está tendo e há quanto tempo ocorre, além de levar os medicamentos que está fazendo uso e últimos exames. Também é o momento de tirar dúvidas sobre o diagnóstico, sintomas e tratamentos de doenças reumáticas.

Dr. Marcus de Luca Maciel é médico reumatologista em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Clínica Médica no Hospital Regional de São José e especialização em Reumatologia no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Agende sua consulta através do site ou pelos telefones (48) 3225 – 0070 / (48) 3222-1798