Sintomas e Tratamento de Gota

Sintomas e Tratamento de Gota

 O que caracteriza a Gota?

A gota é uma doença crônica e não contagiosa caracterizada por recorrência de artrite inflamatória, sobretudo nos pés. Por isso,é popularmente conhecida como “reumatismo nos pés”. Dentre os principais sintomas, temos o inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar a articulação afetada. Existem vários tipos e estágios da gota, onde o médico reumatologista que está acompanhando o paciente saberá identificar com exatidão.

 Causas e sintomas da Gota

As purinas, moléculas necessárias para a formação do DNA, são encontradas em vários alimentos. Através da sua degradação, o corpo humano produz uma substância chamada ácido úrico em que uma parte dele permanece no organismo e a outra parte é eliminada pelos rins. No entanto, o ácido úrico pode não ser eliminado em quantidade suficiente, formando os chamados cristais de uratos no sangue que serão acumulados nas articulações, originando a gota.

Os sintomas principais da gota são:

  • Forte dor na articulação durante alguns dias e com piora ao realizar algum movimento
  • Articulação inflamada, dolorida, avermelhada e mais quente do que o normal

O histórico familiar é um dos fatores que podem ocasionar o surgimento da gota. Outros fatores englobam a ingestão inadequada de medicamentos, alcoolismo, diabetes, consumo exagerado de proteínas e hipertensão não controlada. De todos os fatores, a alimentação é o que mais provoca o surgimento da doença.

 Diagnóstico

Apresentar ácido úrico alto não indica que necessariamente a pessoa terá gota, mas pode ser um indício para a averiguação do médico reumatologista.  Através de exames, o médico irá identificar qual o estágio da doença e o tratamento mais adequado. O exame mais comum é o que possibilita visualizar o cristal de ácido úrico dentro da articulação, mas o histórico do paciente também é importante. Por isso, é recomendado apresentar ao médico todos os sintomas e histórico familiar.

Tratamento para combater Gota

As crises têm cura e são controladas geralmente através da alimentação e de medicamentos anti-inflamatórios que controlarão a dor e a inflamação. É necessário também sempre controlar o nível de ácido úrico no sangue, evitando que outras crises possam ocorrer.

Tratar a gota é essencial para que o paciente tenha maior qualidade de vida, viva sem dores e a doença não apresente complicações irreversíveis. Por isso, ao surgirem os primeiros sintomas, agende uma consulta com um reumatologista de confiança.

 Tratamento em Florianópolis

Dr. Marcus de Luca Maciel é médico reumatologista em Florianópolis, sendo capacitado para realizar o tratamento de gota e demais doenças reumatológicas. Agende sua consulta através dos telefones:  (48) 3225 – 0070 / (48) 3222-1798