Tratamento de
Dr. Marcus De Luca Maciel
Médico Reumatologista
CRM/SC 19523 | RQE 18154
Agende sua consulta em Florianópolis Agende sua consulta Online - Telemedicina

Tratamento de febre reumática com o médico reumatologista Dr. Marcus De Luca Maciel

A febre reumática é uma complicação rara que se desenvolve após uma infecção bacteriana na garganta. Pode causar dores nas articulações e problemas cardíacos. A maioria das pessoas faz uma recuperação completa, mas em alguns casos ela pode ser recorrente.

Febre reumática: o que é?

A febre reumática é uma complicação muito rara que pode se desenvolver se infecções na garganta e escarlatina não forem tratadas adequadamente. O diagnóstico precoce dessas infecções e o tratamento com antibióticos são fundamentais para a prevenção da doença.

Pode causar dores nas articulações e problemas cardíacos. A maioria das pessoas faz uma recuperação completa, mas há possibilidades de voltar.

A doença afeta mais frequentemente crianças e jovens com idades entre 5 e 16 anos. Pode, porém, se desenvolver em crianças menores e adultos.

A febre reumática pode causar danos permanentes ao coração, incluindo válvulas cardíacas danificadas e insuficiência cardíaca.

O tratamento, que deve ser realizado por um médico reumatologista, pode aliviar a dor, reduzir os danos causados pela inflamação e prevenir sua recorrência.

Causas da febre reumática

A febre reumática ocorre após infecções por um germe ou bactéria chamado Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A. Este germe parece enganar o sistema imunológico para atacar os tecidos saudáveis do corpo. Esses tecidos ficam inchados ou inflamados.

Essa reação anormal parece quase sempre ocorrer com faringite estreptocócica ou escarlatina. Infecções por estreptococos que envolvem outras partes do corpo não parecem desencadear febre reumática.

Febre reumática: sintomas

Os sintomas geralmente aparecem de 1 a 5 semanas após você ter tido uma infecção bacteriana na garganta e resultam de inflamação no coração, articulações, pele ou sistema nervoso central e podem mudar durante o curso da doença.

Os sinais e sintomas da febre reumática podem incluir:

  • Febre
  • Articulações dolorosas e sensíveis – mais frequentemente nos joelhos, tornozelos, cotovelos e pulsos
  • Dor em uma articulação que migra para outra articulação
  • Articulações vermelhas, quentes ou inchadas
  • Dor no peito
  • Fadiga
  • Erupção cutânea plana ou levemente elevada, indolor com borda irregular
  • Sopro cardíaco
  • Movimentos corporais espasmódicos e incontroláveis, frequentemente nas mãos, pés e rosto
  • Pequenos inchaços indolores sob a pele

A importância do tratamento imediato

Se a febre reumática não for tratada prontamente, pode ocorrer dano cardíaco a longo prazo (chamado doença cardíaca reumática).

A doença cardíaca reumática enfraquece as válvulas entre as câmaras do coração. Doença cardíaca reumática grave pode exigir cirurgia cardíaca e resultar em morte.

Febre reumática: quando procurar um médico?

O médico reumatologista é o profissional habilitado para o tratamento da febre reumática. Caso você ou seu filho desenvolvam sintomas de febre reumática. Como várias outras condições apresentam sintomas semelhantes, será necessária uma avaliação médica cuidadosa.

e os sintomas de faringite estreptocócica se desenvolverem, informe o seu médico. Você ou seu filho precisarão ser examinados e tratados se houver faringite estreptocócica. Isso diminuirá o risco de desenvolver febre reumática.

O Dr. Marcus De Luca Maciel, é especialista em reumatismo e atua no tratamento da febre reumática, atende em seu consultório em Florianópolis ou por meio da telemedicina.

Agendar Consulta em Florianópolis
Agendar Consulta por Telemedicina

DR. MARCUS DE LUCA MACIEL

Médico Reumatologista
Florianópolis
CRM/SC 19523 | RQE 18154

Espaço destinado para Curriculum